XXXV MOSTRA DE DANÇA DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS

REGULAMENTO 


I- APRESENTAÇÃO 

II- DOS OBJETIVOS 

III- DA ORGANIZAÇÃO 

IV- DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 


I- APRESENTAÇÃO

Tendo em vista que a Mostra Municipal de Dança completa 35 anos em 2018 e diante do vasto caminho percorrido até aqui, em seus vários formatos e experimentos ao longo desse tempo, pretendemos que essa fase de maturidade da nossa querida “balzaqueana” possa instigar cada vez mais novos processos, encontros e partilhas. 

Para isso, convidamos a cada um dos que vem construindo esse percurso dançante, que olhe para essa trajetória como um “viajante”. Um viajante que ao olhar um mapa (des)conhecido deseja encontrar novos caminhos e formas para chegar ao lugar escolhido. Comumente visitamos os mesmos lugares várias vezes, mas ao revisitar sempre descobrimos algo antes desapercebido, o que faz toda viagem ser única e surpreendente, se assim decidirmos passar por essa experiência. 

Sentir e pensar o corpo enquanto “território”: um espaço a ser percorrido com a curiosidade de uma criança. O corpo em sua geografia nos revela diversos relevos, densidades, fluxos, modulações, estados, texturas. Um ponto, uma reta, uma curva são possibilidades do caminho, do movimento, do corpo, da dança. Com esses elementos podemos compor nossa trajetória em linhas que se transformam em labirintos, círculos e espirais. Existirão outras possibilidades? 

O nosso convite para 2018 é que criemos o nosso próprio mapa dançante, a partir do ponto onde estamos no espaço, seja ele geográfico, sociocultural, étnico, ético, afetivo, onde possamos de forma transdisciplinar reinventar lugares de nossa memória, de nossos afetos, de nossas histórias, do individual ao coletivo. E assim construir os desafios dessa caminhada e suas soluções, sem esperar por “GPS”. 

A escala dos desafios dessa “viagem” vai do imenso ao ínfimo, tal como as nossas atitudes e ações (complexas, simples, paradoxais) dentro do espaço escolar e da sociedade onde a escola se insere. Enquanto cariocas, brasileiros, latino-americanos, habitantes do planeta Terra vamos tecendo essa rede no entrelaçar de muitas mãos. O filósofo Espinosa nos lembra de que quanto mais ações o corpo é capaz, mais rico se torna o pensamento. 

E se a dança é o pensamento do corpo, quem sabe assim, a partir de nossas ações dançantes nesse mapa em construção, vamos reinventando o planeta-corpo, o planeta-dança, o planeta-escola de cada um, em suas múltiplas possibilidades de recomposição, reinvenção e (re)existência diante do mundo que habitamos, e que nos habita. 

A Mostra de Dança de 2018 convida os professores, a comunidade escolar, as crianças, adolescentes e jovens das escolas do Município da cidade do Rio de Janeiro, a embarcarem nessa viagem dançante com seus “mapas em construção”! 

Lembramos a seguir, de alguns marcos importantes que podem atravessar e inspirar a caminhada coreográfica deste ano. 

Boa viagem! 

Centenários e datas importantes em 2018 

- 100 anos da morte do pintor simbolista austríaco Gustav Klimt, autor da obra O Beijo. 
- 100 anos do nascimento do cineasta Ingmar Bergmann. 
- 100 anos do nascimento de Nelson Mandela, presidente da África do Sul de 1994 a 1999, laureado do prêmio Nobel da Paz em 1993. 
- 100 anos do fim da Primeira Guerra Mundial (1918). A Alemanha e os Aliados assinaram o Armistício de Compiègne, representando a rendição alemã e o fim do conflito. 
- 100 anos da morte de Olavo Bilac, jornalista e poeta, autor do Hino à Bandeira, e membro fundador da Academia Brasileira de Letras. 
- 100 anos da morte de Claude Debussy - músico, compositor erudito francês 
- 90 anos da obra “Abaporu”, de Tarsila do Amaral. 
- 90 anos da obra “Bolero”, de Maurice Ravel. 
- 90 anos da obra “Choro nº 11” (para Piano e Orquestra), de Heitor Villa-Lobos. 
- O filme de Stanley Kubrick, 2001 – Uma Odisséia no Espaço, completa 50 anos. 
- 50 anos da morte de Manuel Bandeira - poeta e escritor brasileiro. 
- 50 anos da morte de Martin Luther King Jr., assassinado em Memphis, Tennessee. 
- 50 anos da realização do 1° transplante de coração da América Latina, feito no Brasil pelo médico Euryclides de Jesus Zerbinie. 
- 25 anos da morte do cineasta italiano Federico Fellini. 
- Campanha da Fraternidade - Tema será Fraternidade e superação da violência, tendo como lema Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8). 
- Eleições Brasileiras 
- Copa do Mundo na Rússia 

O projeto Mostra de Dança das Escolas Públicas Municipais do Rio de Janeiro realizará sua trigésima quinta edição no ano de 2018, uma conquista bastante significativa, onde crianças, jovens e adultos das escolas da Rede Pública Municipal de Ensino traduzem a Dança em seus corpos através da apresentação de criações coreográficas desenvolvidas ao longo do ano letivo. Este projeto busca criar espaço para a apresentação destas composições corporais produzidas por professores e alunos. 

Tal iniciativa educativa, realizada em três distintos momentos tem a coordenação descentralizada, sendo o primeiro momento coordenado pelas Escolas, o segundo pelas Coordenadorias Regionais de Educação e o terceiro e último momento, pela Gerência de Projetos de Extensão Curricular. 

Público Alvo: Alunos(as) e professores(as) da Rede Pública Municipal de Ensino. 


II - DOS OBJETIVOS 

Potencializar a transversalidade da linguagem da dança junto às demais disciplinas escolares dentro do projeto pedagógico das escolas. 

Reconhecer a Dança como linguagem, manifestação artística e cultural e como processo de construção corporal. 

Oportunizar o acesso e a experimentação da linguagem da Dança. 

Compreender a Dança como linguagem que contribui para a formação do cidadão crítico, participativo e autônomo. 

Incentivar a formação continuada de professores e alunos na contemporaneidade da dança. 

Promover o intercâmbio cultural entre as Unidades Educacionais das diferentes E/CRE. 

Formar uma plateia solidária, capaz de prestigiar as produções apresentadas, avaliando-as criticamente e com sensibilidade. 

Subsidiar um foro de discussão, acerca das práticas pedagógicas na Dança-Educação. 


III - DA ORGANIZAÇÃO 

O Projeto Mostra de Dança 2018 será desenvolvido de acordo com as seguintes etapas: 

1 – Realização: 

1º Momento – Formação dos professores (por adesão) 
Equipe responsável:E/SUBE/GPEC 
Período: de março a junho de 2018 
Local: Centro Coreográfico do Rio de Janeiro 

2º Momento – Experimentos corporais - Pesquisas, atividades nas escolas e Mostra Escolar, quando os alunos terão a oportunidade de conhecer, experimentar, exercitar e compartilhar a linguagem da dança como forma de expressão e de experimentação corporais diversas dentro do âmbito escolar. 

Equipe responsável: Professores, Coordenadores Pedagógicos e Diretores das Unidades Educacionais. 
Período: de março a julho de 2018 
Local: Nas Unidades Educacionais 

2º Momento - Mostras Regionais de Dança 

Equipe responsável: E/CRE/GED 
Período: de agosto a setembro de 2018 
Local: No âmbito de cada E/CREs 

3º Momento - Mostra Municipal de Dança 

Equipe responsável: E/SUBE/GPEC (Gerência de Projetos de Extensão Curricular) 
Período: outubro de 2018 
Local: a definir 

2- Formação dos grupos de alunos 

2.1 - Categorias: 

Categorias A, B, C e Mista 

- Categoria A: 80% dos alunos do grupo deverão estar matriculados em turmas de Creche e Educação Infantil e/ou Idade entre 3 e 6 anos completos, no decorrer do ano de 2018. 

- Categoria B: 80% dos alunos do grupo deverão estar matriculados em turmas de Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano, e/ou Idade entre 7 e 11 anos completos, no decorrer do ano de 2018. 

- Categoria C: 80% dos alunos do grupo deverão estar matriculados em turmas de Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, PEJA, e/ou Idade a partir de 12 anos completos, no decorrer do ano de 2018. 

- Categoria Mista - Deverão constar nessa categoria, grupos com alunos em idades variadas, não atingindo os percentuais de quantitativo proposto nas demais categorias. 

Obs: O número máximo de participantes, por coreografia, não deve ultrapassar a 40 alunos, tendo em vista as dimensões do palco do Teatro. 

3 – Professores Orientadores 

3.1. Os professores orientadores das coreografias deverão, obrigatoriamente, ter matrícula na Rede Pública Municipal de Ensino ou estarem vinculados a projetos realizados em parceria com essa Rede Pública Municipal de Ensino. 

3.2 DOS TEMAS: a coreografia deverá ser fiel ao tema proposto e evitar cenas que contenham qualquer tipo de discriminação ou cunho depreciativo. 

3.3. Das Inscrições: as inscrições serão realizadas via CRE, exclusivamente on line, através de link no google drive, contendo: 

· Designação (número da U.E) e nome completo da Unidade educacional 

· Título completo de cada coreografia; 

· Release da coreografia de no máximo 6 linhas; 

· Nome completo do professor responsável e contato; 

· Número e quantidade de alunos participantes; 

· Categoria: A ou B ou C ou Mista de acordo com a faixa etária dos alunos 

· Duração da coreografia. 

· Música(s) utilizada(s) na coreografia constando o título, autor e intérprete da música e indicação da gravação utilizada. 


IV- DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 

Reunião com representantes das 11 (onze) E/CRE/GEDs para o detalhamento da logística, apresentação do regulamento e informações gerais. 
Toda a equipe escolar deverá se envolver nessa importante iniciativa desenvolvida na escola e compartilhar a produção dos trabalhos na escola. 
A E/CRE/GED deverá responsabilizar-se pela realização da Mostra Regional de Dança. 

A Mostra Regional de Dança será realizada em espaço organizado pela E/SUBE/CRE, como de praxe. Aquela que por motivo diverso optar pela descentralização deverá enviar para E/SUBE/GPEC, mídia gravada com até 5 coreografias das escolas da área de abrangência, identificadas com o respectivo título, bem como, o nome das coreografias das escolas participantes e o CD de dados, para serem analisados por uma comissão coordenada pela E/SUBE/GPEC. 

As Mostras Regionais deverão ter as suas apresentações, organizadas por blocos de categorias que poderão acontecer em um mesmo turno, ou, se necessário, em dois turnos. 

§ Ao final das Mostras Regionais serão destacados 33 trabalhos, contemplando duas coreografias de cada CRE, de acordo com os critérios previamente estabelecidos (criatividade, originalidade, participação em cena, figurino, autonomia, musicalidade, harmonia, distribuição espacial) perfazendo um total de 22 trabalhos representativos do universo das Regionais. Os outros 11 trabalhos coreográficos serão convidados a compor a Mostra Final pela inovação artística no universo da dança, independentemente da CRE de origem. Esses 33 trabalhos se apresentarão na Mostra Municipal de Dança, compondo um grande painel dos trabalhos corporais, de pesquisa, criatividade artística e técnica, proveniente do âmbito de cada Coordenadoria Regional de Educação (CRE). 

§ Os 33 trabalhos destacados para participação na Mostra Municipal serão convidados posteriormente (ao final da etapa Regional), pela equipe GPEC responsável pela coordenação da Mostra, buscando uma consonância com as apreciações dos juris compostos em cada Regional. 

Cada E/CRE/GED deverá utilizar a planilha on-line do Google Drive para registrar o agendamento da data, local e horário das Mostras Regionais, visando o acompanhamento pela equipe da Gerência de Projetos de Extensão Curricular - E/SUBE/GPEC. 

OBS: Recomenda-se observar o agendamento a fim de que não haja sobreposição de datas entre as E/CRE/GED. Não poderá haver mais de uma Mostra Regional sendo realizada no mesmo dia. 

Cada coreografia deverá ter duração de até 06 (seis) minutos a fim de possibilitar a maior participação de Unidades Educacionais. 

Cada apresentação de palco deverá ser realizada, prioritariamente, pelos alunos que participarão do trabalho, exceto os alunos com deficiência, onde professores ou responsáveis serão colaboradores para a participação dos mesmos, se preciso. 

Também poderá haver a participação de 1 (um) professor ou de 1 (um) ex-aluno colaborador em cada coreografia, em todas as categorias, desde que suas atuações não atinjam a autonomia do aluno, e sim acrescentem informação artística relevante ao trabalho apresentado. 

Somente alunos matriculados nessa Rede Pública de Ensino poderão participar da Mostra Municipal de Dança, exceto ex-alunos convidados, conforme explicitado no item acima. 

· Visando ao melhor desempenho dos alunos, destacamos que os professores orientadores devem investir na autonomia dos alunos evitando a interrupção durante a apresentação. Sendo assim, poderão acompanhar a apresentação na coxia ou plateia. 

· As E/CRE/GED deverão preencher os dados solicitados nas planilhas anexadas a este Regulamento e em CD de dados que serão disponibilizados à E/SUBE/CED/GPEC.(vide Anexos) 

· É necessário que os dados requisitados em todas as planilhas em anexo (tais como: nome da Unidade Educacional com sua designação, figurino, “release” no máximo em seis linhas, etc) estejam preenchidos. 

· Observação: Os dados devem ser entregues no dia da apresentação Regional para contabilização de alunos participantes nos quadros do nível central. Todas as informações solicitadas são de extrema importância para a finalização do Projeto. 

· A entrega deste material deve ser feita em CD de dados à E/SUBE/GPEC impreterivelmente, ao final de cada Mostra Regional. 

· A equipe da Gerência de Projetos de Extensão Curricular fará parte da banca de avaliação e deverá ficar em local que visualmente favoreça tal análise. 

· Destaque-se que, caso o material das coreografias convidadas não forem entregues em tempo hábil, ou seja, ao final da Mostra Regional poderá haver substituição, tendo em vista o tempo para a organização da etapa final. 
A E/CRE/GED deverá imprimir os anexos que são referentes à Mostra Regional, alocando-os em pastas, para acompanhamento no momento da Mostra, seguindo exatamente os modelos propostos pela E/SUBE/CED/GPEC (em anexo), que deverão conter: 

· Designação (número da U.E) e nome completo da Unidade educacional 

· Título completo de cada coreografia; 

· Release da coreografia de no máximo 6 linhas; 

· Nome completo do professor responsável e contato; 

· Número e quantidade de alunos participantes; 

· Categoria: A ou B ou C ou Mista de acordo com a faixa etária dos alunos 

· Duração da coreografia. 

· Música(s) utilizada(s) na coreografia constando o título, autor e intérprete da música e indicação da gravação utilizada. 

· Cada coreografia deverá ocupar uma página, reservando espaço para anotações das observações de cada trabalho apresentado. 

· Propomos que haja uma folha para anotações/observações do júri sobre cada coreografia apresentada, visando dar um feedback aos professores sobre os trabalhos apresentados. 

· Relembramos a necessidade de que o júri formado nas Mostras Regionais seja composto por profissionais que compartilhem dos princípios da Dança-Educação. 

· Sugerimos que haja ao final das apresentações coreográficas de cada Mostra Regional, um espaço de troca e partilha através de uma conversa aberta entre o júri, os professores e os alunos participantes da Mostra. 

Ao final da Mostra Regional as E/CRE/GED deverão disponibilizar os CDs de música e DVDs utilizados por todas as escolas, devidamente identificados, para sua utilização na Mostra Municipal. 

Deverá ser informado aos professores responsáveis, que ao final da Mostra Regional, que estes CDs e DVDs, não serão mais devolvidos, ficando à disposição do E/SUBE/GPEC. 

Os responsáveis pelos grupos deverão manter uma cópia deste material, para uso do grupo, após a Mostra Regional de Dança. 

As músicas das coreografias deverão estar em CD, gravado, exclusivamente, com a trilha sonora de cada coreografia. 

IMPORTANTE: 

· Um CD para cada coreografia, devidamente identificado. 

· A Designação e nome completo da Unidade Educacional, do professor ou responsável pelo trabalho, título da coreografia, categoria e turno da apresentação, deverão constar no CD e DVD. 

· Cada professor ou responsável deverá levar uma cópia do CD e DVD, e se possível, também copiado em pendrive, contendo a música e o vídeo, se for o caso, a ser utilizado no dia do evento. 

· Os CDs poderão ser gravados em formato MP3 ou MP4 

· Não utilizar CDs regraváveis (RW). 

· Caso a mídia esteja em pendrive, o (a) responsável pelo trabalho, deverá ter em mãos uma cópia em CD/DVD, para disponibilizar à organização do evento da Mostra Regional. 

· Releases 

Os releases das coreografias deverão ter até 6 (seis) linhas e caracterizar ou contextualizar o objeto e o tema da coreografia. 

· Os figurinos deverão ser descritos, detalhadamente, na ficha em anexo do regulamento. 

Cada E/CRE/GED deverá estar com todos os dados e materiais completos e entregá-los à E/SUBE/CED/GPEC, impreterivelmente no dia da realização de sua Mostra Regional de Dança. 

· O uso de equipamentos, a utilização de música ao vivo e a possibilidade do uso de microfones no palco na Mostra de Dança ficam condicionados a autorização prévia da organização geral do evento. 

· Na Mostra Municipal, caso o grupo necessite de suporte técnico ou quaisquer outros equipamentos e arrumação diferenciada do espaço para a apresentação de seu trabalho, se faz necessário entrar em contato, previamente, com a E/SUBE/GPEC, nos telefones 2976-2336 / 2976-2291 - Gerência de Projetos de Extensão Curricular. Destaque-se que a necessidade apontada deverá ser registrada no Anexo VI. 

· Caso a coreografia apresente formas de expressão oral, estas deverão estar gravadas no próprio CD, salvo a possibilidade do uso de microfones no palco, e não ultrapassar o limite de 6 (seis) minutos, no total, para a apresentação . 

· Ressalte-se que, por se tratar de evento educativo e cultural realizado com a participação de crianças e adolescentes, faz-se imprescindível o devido cumprimento ao Art. 17 do Estatuto da Criança e do Adolescente, o qual segue a sua transcrição: 

Art. 17. O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, ideias e crenças, dos espaços e objetos pessoais. 

· Recomendamos o cuidado com o figurino escolhido quanto ao seu comprimento, tamanho e transparência para que não prejudique a liberdade na execução dos movimentos ou gere possíveis constrangimentos aos alunos e à plateia. 

· Sugerimos aos professores que procurem expressar a proposta coreográfica através de uma linguagem cênica inovadora que não se limite ao realismo/naturalismo, muitas vezes expresso nas mídias atuais. 

· É de caráter obrigatório o preenchimento do documento de Autorização de Imagem e Voz de todos os participantes: professores, coordenadores, equipe da E/CRE/GED tanto nas Mostras Regionais quanto na Mostra Municipal. 

· A E/CRE/GED deve garantir a divulgação deste Regulamento para todas as Unidades Educacionais da sua área de abrangência. 

· Cada professor orientador inscrito no projeto deverá ter conhecimento do teor do Regulamento. 

· Ressalte-se ainda, para as exigências técnicas na utilização dos espaços, contribuindo para as bases da formação de plateia. 

Os casos omissos serão submetidos à equipe da E/SUBE/GPEC-Gerência de Projetos de Extensão Curricular, responsável pelo projeto: 

Denise Palha (coordenação geral) 
Cláudia Petrina 
Júlia Ramos 
           

CRONOGRAMA DA MOSTRA DE DANÇA 2018

AÇÕES
MAR
ABR
MAI
JUN
JUL
AGO
SET
OUT
NOV
Divulgação do regulamento da Mostra para as Coordenadorias para divulgação junto às unidades escolares.







X













Seleção da logomarca da XXXV Mostra de Dança








X













Reunião com as Coordenadorias de Educação para apresentação do Projeto.



X


















Período de inscrição das unidades educacionais para as Mostras de Dança Regionais junto às Coordenadorias Regionais de
Educação, que serão as responsáveis por sua realização.









X









X














Formação continuada dos professores participantes no Projeto da Mostra de Dança.
X
X

X

X





Ensaios coreográficos e preparação para as Mostras Escolar e Regional






X



X









Período destinado à Mostra de Dança Regional










X


X



Coreografias convidadas pela E/SUBE/GPEC para serem apresentadas na Mostra Municipal






X


Realização da Mostra Municipal de Dança







X

Reunião de Avaliação da Mostra de Dança








X








Nenhum comentário:

Postar um comentário